18 de mar. de 2009

O que é Religião?

"Na verdade, há tantas religiões quantos forem os indivíduos "
(Mahatma Gandhi)

Em termos de etimologia, religião é aquilo que liga -mais precisamente,aquilo que liga o homem a Deus. A religião envolve o homem de duas maneiras:em primeiro lugar,explicando-lhe a natureza e o significado do universo, ou "justificando-lhe os caminho de Deus"(teodicéia), e em segundo lugar, elucidando o papel e o propósito do homem no universo, ou ensinando-lhe como liberar-se das limitações,pressões e terrores deste universo (soteriologia).
A Religião é , antes de mais nada, uma doutrina de unidade: Deus é um, e é ele que é a origem e o fim último do universo e do homem no universo. O homem, contudo, tornou-se separado de Deus - por meio da "Queda", de acordo com o Cristianismo, por meio da "Ignorância",de acordo com as religiões Arianas. Consequentemente, a religião é também um "retorno", um método de união.

O grande Sábio Indiano Sri Ramakrisna(1843-1886), dizia que:
"Muitas religiões, muitos caminho para alcançar um único e mesmo objetivo"

O Místico Indiano Satya Sai Baba, assevera que:

"Existe somente uma religião, a religião do amor; existe somente uma linguagem, a linguagem do coração; existe somente uma casta, a casta da humanidade; existe somente um Deus e ele é onipresente. Todas as religiões são facetas da mesma verdade. Todas as Escrituras são sagradas, todos os locais de devoção são sagrados. Todas as religiões estão procurando o único e mesmo Deus, embora elas o chamem por diferentes nomes"

Seja qual for o nome que lhes dê, esses dois componentes estão sempre presente: Teodicéia e Soteriologia; doutrina e método; teoria e prática; dogma e sacramento; unidade e união.

A Doutrina, ou teoria, diz respeito à mente ( ou, em nível mais elevado, ao "intelecto", no sentido metafísico preciso do Intellectus medieval, do Nous grego ou do Manas sânscrito); o método, ou prática, diz respeito á vontade. A Religião, para ser verdadeira, deve sempre engajar tanto a mente quanto a vontade.

O segundo componente da religião, o componente prático,pode ser dividido em dois: adoração e moralidade. A adoração, o elemento sacramental propriamente dito, assume geralmente a forma de uma participação nos ritos revelados(público ou privados) de determinada religião, com vistas à conformação da vontade do homem às normas do Absoluto ou, em outros termos, à vontade de Deus. A moralidade, o elemento social,consiste em "fazer as coisas que devem ser feitase não fazer as coisas que não devem ser feitas". Alguns conteúdos de moralidade são universais:"não matarás","não roubaras" etc.;outros são especificos de uma determinada religião:"não farás imagem esculpidas";"o que Deus uniu, o homem não deve separar" etc.

Alguns estudiosos da Ciencia Religiosa, afirmam:

"O traço mais importante da religião é que ela não é obra do homem. A religião não foi inventada pelos homens, mas revelada por Deus". Cada religião é uma revelação única da realidade suprema. A revelação divina é uma condição sine qua non; sem ela, não existe religião, apenas ideologia produzida pelos homens, na qual não há nenhuma garantia de verdade e , acima de tudo, nenhum elemento sacramental ou salvífico. "

Outro ponto importante com relação a religião que devemos resaltar é aquilo que é definivel por Tradição.
Uma vez revelada, a religião é transmitida - imutável em sua essência, mas geralmente cada vez mais elaborada em sua expressão- de uma geração a outra pela força da tradição.
Associada a tradição surgem o atributo de ortodoxia, a qual é considerado como princípio da verdade ou, sob o aspecto prático, como a preservação da pureza doutrinal.

Em suma, os contéudos essenciais das religiões tradicionais, compreendem o dogma, a adoração e a moralidade; e o "continente" ou arcabouço indispensável da religião compreende a revelação, a tradição e a ortodoxia.

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