12 de mar. de 2009

Exoterismo e Esoterismo


Os símbolos não decodificados formam o “corpo exterior” ou “corpo morto” da doutrina, são os ritos exotéricos das religiões. O conhecimento oculto neles é o Conhecimento Esotérico. As pessoas que possuem este Conhecimento são conhecidos por diversos nomes: Iniciados, Adeptos, Dragões, Serpentes,Arvores, etc. Estas denominações tiveram amplo uso, inclusive na América antes de Colombo e no extremo oriente.
Alguns destes símbolos, por exemplo, a árvore e a Serpente, aparecem nos primeiros Capítulos do Gênesis da Bíblia Está escrito no Gênesis: “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (Gênesis III, 3-5).
Na antiguidade a Serpente sempre representou o Iniciador, o Mestre, o Hierofante. Além disto, a Serpente enrolada é um símbolo da iluminação, e um Dragão mordendo o próprio rabo é um símbolo alquímico muito importante ,simbolizando o poder e o infinito. Esotericamente a árvore representa um livro, ou seja, a Sabedoria Oculta.
A mesma Serpente aparece no Caduceu de Mercúrio da mitologia grega , e é um Dragão, que aparece em festas populares no oriente, o símbolo da sabedoria.

Nenhum comentário: