20 de mar. de 2009

A Evolução Cósmica nas setes Estâncias do Livro de Dzyan

2. O Tempo não existia, pois jazia dormido no Seio Infinito da Duração.

Existem dois tipos de tempo condicionado: o tempo psicológico e o tempo da física. O primeiro é determinado pela alternância de estados psicológicos, enquanto que o segundo pelos processos físico-químicos. Sabe-se atualmente que é pelo tempo (que representa o processo de passagem de uma possibilidade a outra) e no espaço (que abriga uma multiplicidade de eventos ou de possibilidades presentes e simultâneas) que é possível atualizar as possibilidades que existem em potencialidade no Absoluto. O tempo linear ou condicionado de nossa dimensão, e que tendemos a enquadrar os modelos cosmogenicos e antropogenicos, constitui para nos mentes condicionadas, a única forma onde essas possibilidades supostamente ainda não existentes terão condição de "existir", de ser (ser aqui tem o significado "ser objeto para uma consciência).

Entretanto adotando-se uma nova cosmovisão com relação aos elementos que integram a manifestação divina, perceberemos que ambos os dois tipos de tempo condicionado, tratam-se de aspectos inferiores daquilo que a sabedoria das idades denomina por Duração Eterna.

A Duração eterna é o Tempo Não-Condicionado, aquele que nunca teve Início e nunca terá fim, um conceito impossível de ser entendido por aqueles que estão aprisionados em um tempo condicionado, limitado, de causa-efeito.

A Ciência profana já aceita algo que é bastante próximo desta concepção da Doutrina Secreta. Segundo a concepção da Física moderna, o nosso Universo está em expansão, e assim, em seu início os diversos pontos estavam muito próximos. Retornando ao princípio, estes pontos estavam tão próximos e a matéria era tão densa que nem os átomos poderiam existir. A teoria da relatividade prevê em tais casos que o tempo passa a transcorrer de uma forma distorcida, e não mais da forma linear com que estamos acostumados. Os Físicos Teóricos denominam essa espécie de reflexo do tempo Não-Condicionado, por Tempo Imaginário, ou não-linear.

Este momento citado por essa passagem da primeira Estância, seria, interpretado à luz da Doutrina Secreta, o momento em que o Tempo do tipo Condicionado ainda não existia. Pois ainda a consciência Divina no seu sacro-ofício, ainda não havia tornado pelo ato supra-criativo, o tempo Não-condicionado (A infinita Duração, ou Duração eterna) em tempo condicionado.

Nenhum comentário: